Infraestrutura

O Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira – PPGE – ligado à Faculdade de Educação – FACED da Universidade Federal do Ceará – UFC, tem sua infraestrutura específica reservada à pós-graduação. Além da sala da coordenação, da vice-coordenação e duas salas de secretaria, contamos com sete salas de aula, dois laboratórios de computação disponíveis para os estudantes, duas salas de reunião para grupos de estudo, e salas específicas para estudo e trabalho para cada uma das linhas de pesquisa do programa. Possuímos ainda um auditório de médio porte, para 150 pessoas e um mini auditório, com capacidade para 50 pessoas. Contamos ainda com dois auditórios de pequeno porte disponíveis para defesas de qualificação, dissertação e tese.
O LACOM é o laboratório de computação com 20 computadores disponíveis para alunos dos cursos da FACED, ligado à internet e ao portal Periódicos. O Laboratório de Informática da Pós-Graduação dispõe de 8 (oito) computadores ligados em rede e à Internet e ao Portal periódicos CAPES, contando com 1 (uma) impressora. Esse ambiente tem possibilitado a realização de trabalhos pelos alunos, representando um suporte indispensável à produção científica do corpo discente, em especial, para os que não dispõem de outra possibilidade de acesso a recursos da Informática. Visando facilitar o acesso à internet, o PPGE conseguiu disponibilizar acesso universal à rede wireless, com vistas ao acesso aberto a todos os computadores pessoais e portáteis dos docentes e discentes do programa.
A sala de multimídia (SAMIA) dispõe de 16 computadores, todos interligados em rede, com a Internet, oferecendo excelente recurso para atividades de educação à distância. A sala dispõe também de um televisor/telão de 50 polegadas e TV Coder. O laboratório de audiovisual da FACED dispõe de televisores, projetores multimídia, aparelhos de reprodução de DVDs e uma gama de filmes e conferências em audiovisual.
A FACED conta ainda com quatro laboratórios, todos ligados a grupos de pesquisa de seus docentes, abaixo descritos:
O Laboratório de Pesquisa Multimeios, montado com recursos do PROIN/CAPES e CNPq, tem por objetivo o desenvolvimento de pesquisas em metodologias para o Ensino de Matemática e Ciências, bem como a utilização das tecnologias digitais na educação, em especial a EaD. Dispõe de 18 computadores, ligados em rede e à Internet, além de um ambiente específico de ilha de edição não linear, que possibilita a preparação de vídeos educativos de boa qualidade técnica.
A Sala Ambiente, criada com recursos do PROIN/CAPES e da UFC, é adequadamente mobiliada para atividades pedagógicas em educação infantil e especial, possuindo livros de literatura infantil (aproximadamente 900 títulos), jogos pedagógicos (em torno de 300), e equipamentos de psicomotricidade, destinados ao desenvolvimento da orientação espaço-temporal, esquema corporal e lateralidade, dentre outros aspectos. Essa sala dispõe de uma estrutura midiática adequada para suas necessidades.
O LUDICE, laboratório de práticas lúdicas, desenvolve pesquisa na área de jogos para a Educação Infantil, integrando alunos de graduação e pós-graduação.
O LABOR – Laboratório de estudos do trabalho e qualificação profissional – LABOR, é uma estrutura institucional que proporciona a articulação das linhas e eixos de pesquisas voltados às questões do Trabalho e Qualificação Profissional. O LABOR apresenta articulação institucional com Instituições de Formação Profissional, como a rede IFET, no Ceará e no Nordeste, com instituições do sistema S, com o Conselho Estadual de Educação e Secretaria da Educação Básica do Ceará, com vários Sindicatos, e outras instituições que se abrem para pesquisas sobre trabalho e qualificação profissional e buscam relações de formação ou consultoria na área.
Desde o final de 2011 iniciou a formação de um grupo de estudos e pesquisas sobre Desenvolvimento Sustentável e Educação, em articulação com o Banco do Nordeste do Brasil, o IPECE – Instituto de Pesquisas Econômicas do Ceará, a SUDENE, e outras instituições acadêmicas como o IFCE, a UFMA e a UERN.