Disciplinas e Ementas

INTEGRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS

Mestrado
Integralização dos estudos em disciplinas e atividades acadêmicas, expressos em unidades de créditos (correspondente a 16h), com um mínimo de 30 (trinta) créditos, dos quais 06 (seis) correspondentes às atividades de dissertação. (Normas dos Cursos de Pós-Graduação – Stricto Sensu, Capítulo 1 – Finalidade e Organização, Artigo 3º, Inciso II).

Doutorado

Integralização dos estudos em disciplinas e atividades acadêmicas, expressos em unidades de créditos, com um mínimo de 60 (sessenta) créditos, dos quais 12 (doze) correspondentes às atividades de tese. (Normas dos Cursos de Pós-Graduação – Stricto Sensu, Capítulo 1 – Finalidade e Organização, Artigo 4º, Inciso II).

DISCIPLINAS
O elenco de disciplinas do Programa é o mesmo para o Curso de Mestrado e o de Doutorado. Centrada em torno das Linhas de Pesquisa definidas pelos Eixos Temáticos, a estrutura privilegia a integração disciplina/prática de investigação. De acordo com o § 2º do Art. 20, da Resolução nº 31/CEPE, de 10 de outubro de 2006, que aprovou a reformulação das Normas para os Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, as disciplinas poderão ser obrigatórias e optativas, não havendo mais a especificação de Área de Concentração ou de Domínio Conexo. Segue a relação de disciplinas e suas ementas:
OBRIGATÓRIAS
PDP872 – SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO AO MESTRADO, 02 cr. Disciplina obrigatória (1º semestre de curso)
PDP887 – SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO AO DOUTORADO, 02 cr. Disciplina obrigatória (1º semestre de curso)

Permitem conhecer o eixo do Programa, a estrutura do curso, as linhas de pesquisas em termos de conteúdo de trabalho e operacionalização, as pesquisas dos docentes, além da oportunidade de discutir propostas de estudo e expectativas.

PDP781 –  EDUCAÇÃO BRASILEIRA, 04 cr. Disciplina obrigatória (1º semestre de curso)

Evolução da educação no Brasil. Educação Brasileira Contemporânea. Tendências e perspectivas atuais.

PDP870 – CORRENTES MODERNAS DA FILOSOFIA DA CIÊNCIA, 04 cr . Disciplina obrigatória (1º semestre de curso)
Confronto entre as principais teorias do conhecimento o empirismo e a dialética, a lógica formal e a lógica dialética. A produção do saber.
O aluno deverá cursar as duas disciplinas acima ou apenas uma delas.

PDP884 –  SEMINÁRIO I – PRODUÇÃO CIENTÍFICA, 01 cr. Disciplina obrigatória (1º semestre de curso)
Estudo Introdutório à Linha de Pesquisa do aluno e voltado para a definição dos projetos de pesquisa.
PDP888 – AVALIAÇÃO EDUCACIONAL I, 04 cr.
PDP890 – DESENVOLVIMENTO, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA I, 04 cr.
PDP866 – EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E ENSINO I, 04 cr.
Disciplinas obrigatórias das Linhas de Pesquisa
(uma para cada linha de pesquisa e ofertada no 2º semestre de curso)

PDP869 – MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E ESCOLA I, 04 cr.
PDP868 – TRABALHO E EDUCAÇÃO I, 04 cr.

Essas disciplinas são básicas para cada uma das linhas de pesquisa, e o conteúdo específico varia de acordo com os interesses de pesquisa dos alunos matriculados.
Estudam os referenciais teóricos-metodológicos que fundamentam os paradigmas da área e as pesquisas dos docentes que compõem as linhas de pesquisa. Revisão da literatura pertinente. Análise das categorias propostas. O aluno precisa cursar apenas uma delas.

OPTATIVAS
PDP873 – TEORIAS DA EDUCAÇÃO, 04 cr. Disciplina recomendada para alunos não oriundos da área de educação.
Estudo das correntes pedagógicas contemporâneas, raízes históricas, influência da filosofia, da sociologia e da psicologia. Relação currículo e didática.
PDP874 – PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 04 cr. Disciplina recomendada para o aluno do Mestrado e visa a construção de projeto de dissertação.

Revisão crítica das abordagens teórico-metodológicas que delimitam a pesquisa educacional.

Elementos definidores do processo de investigação científica. Principais procedimentos e técnicas de pesquisa.

PDP889 – AVALIAÇÃO EDUCACIONAL II, 04 cr.
PDP891 – DESENVOLVIMENTO, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO DA CRIANCA II, 04 cr.
PDP875 – EDUCAÇÃO CURRÍCULO E ENSINO II, 04 cr.
PDP877 – MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E ESCOLA, 04 cr.
PDP876 – TRABALHO E EDUCAÇÃO II, 04cr .

Essas disciplinas são complementares às temáticas básicas das linhas de pesquisa e objetivam o aprofundamento de aspectos teóricos-metodológicos próprios a cada linha de pesquisa, necessários ao desenvolvimento dos procedimentos para coleta e análise dos dados.

PBP791 – TÓPICOS AVANÇADOS EM EDUCAÇÃO I, 01 cr.
PCP791 – TÓPICOS AVANÇADOS EM EDUCAÇÃO I, 01 cr.
PDP791 – TÓPICOS AVANÇADOS EM EDUCAÇÃO I, 01 cr.
PBP863 – TÓPICOS AVANÇADOS EM EDUCAÇÃO II, 02cr.
PCP863 – TÓPICOS AVANÇADOS EM EDUCAÇÃO II, 02cr.
PDP863 – TÓPICOS AVANÇADOS EM EDUCAÇÃO II, 02cr.
PBP793 – TÓPICOS AVANÇADOS EM EDUCAÇÃO III, 03cr.
PCP793 – TÓPICOS AVANÇADOS EM EDUCAÇÃO III, 03cr.
PDP793 – TÓPICOS AVANÇADOS EM EDUCAÇÃO III, 03cr.
PBP865 – TÓPICOS AVANÇADOS EM EDUCAÇÃO IV, 04cr.
PCP865 – TÓPICOS AVANÇADOS EM EDUCAÇÃO IV, 04cr.
PDP865 – TÓPICOS AVANÇADOS EM EDUCAÇÃO IV, 04cr.
PBP882 – TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO I, 01 cr.
PCP882 – TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO I, 01 cr.
PDP882 – TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO I, 01 cr.
PBP883 – TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO II, 02 cr.
PCP883 – TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO II, 02 cr.
PDP883 – TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO II, 02 cr.
PBP880 – TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO III, 03 cr
PCP880 – TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO III, 03 cr
PDP880 – TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO III, 03 cr
PBP881 – TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO IV, 04 cr.
PCP881 – TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO IV, 04 cr.
PDP881 – TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO IV, 04 cr.

Essas disciplinas, ministradas em forma de seminários, estudam temas propostos referente às suas linhas de pesquisas e eixos temáticos, por alunos ou professores visando ao aprofundamento de questões educacionais.

ESTUDOS ORIENTADOS – O aluno poderá cursar as disciplinas de Estudos Orientados de acordo com a disponibilidade de seu orientador, em um dos códigos abaixo relacionados.
ESTUDOS ORIENTADOS I – 01 cr. Disciplina obrigatória para o aluno novato.

PBP802 – ESTUDOS ORIENTADOS I, 01 cr.
PCP802 – ESTUDOS ORIENTADOS I, 01 cr.
PDP802 – ESTUDOS ORIENTADOS I, 01 cr.
PBP803 – ESTUDOS ORIENTADOS II, 02 cr.
PCP803 – ESTUDOS ORIENTADOS II, 02 cr.
PDP803 – ESTUDOS ORIENTADOS II, 02 cr.
PBP804 – ESTUDOS ORIENTADOS III, 03 cr.
PCP804 – ESTUDOS ORIENTADOS III, 03 cr.
PDP804 – ESTUDOS ORIENTADOS III, 03 cr.

Estudo individual ou em grupo, para o aprofundamento de questões teórico-metodológicas relacionadas com o currículo do curso e linhas de pesquisa/eixos temáticos, sob a orientação do professor orientador ou de um professor ou grupo de professores.
PDP699 – ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I, 02 cr. Disciplina obrigatória para o aluno bolsistas Demanda Social/Capes (Mestrado e Doutorado), mas rcomendada aos demais alunos.
PDP892 – ESTÁGIO DE DOCÊNCIA II, 02 cr. Disciplina obrigatória para o aluno bolsista Demanda Social/Capes (Doutorado).

Processo educativo e a didática no ensino superior. Desenvolvimento, análise e avaliação de experiência de ensino realizada, com investigação sobre aspectos do cotidiano escolar nos cursos de graduação da UFC. Sistematização da experiência de Estágios de Docência supervisionada em forma de relatório.

PCP725 – DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR, 04 cr.
Universidades: origens e trajetórias. Constituição do campo do Ensino superior no Brasil. O trabalho docente no contexto universitário. Concep­ções de ensino e aprendizagem. Cenários de atuação e identidades dos atores educativos. Competências básicas e atividade pedagógica no en­sino superior: transposição didática, domínio do conteúdo, conhecimento pedagógico, conhecimento dos alunos, conhecimento das concepções dos estudantes e das estratégias apropriadas. Procedimentos e organiza­ção das experiências de ensino e aprendizagem na universidade: planeja­mento, gestão da classe, gestão da matéria e avaliação. Perspectivas do campo Universitário.
PDP885 – SEMINÁRIO I – PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 01 cr.
PDP886 – SEMINÁRIO II – PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 02 cr.

Estudos relacionados a aspectos teórico-metodológicos da pesquisa em educação e dirigidos para questões de dissertação e tese.
PDP799 –  DISSERTAÇÃO, 06 cr.
PDP899 –  TESE, 12 cr.

Observação: Durante o semestre 2008/1, a estrutura curricular de disciplinas será modificada; nesse momento, serão criadas as disciplinas Filosofia e Sociologia da Educação I, História e Memória I e, Marxismo, Educação e Luta de Classes I (obrigatórias das linhas de pesquisas Filosofia e Sociologia da Educação, História e Memória, e Marxismo, Educação e Luta de Classes, respectivamente) e as demais, onde houver necessidade.